Se você pensou que o basilisco existia apenas em Harry Potter, estamos aqui para mostrar que ele existe, de verdade!
Os lagartos do gênero Basiliscus vivem em florestas tropicais úmidas das Américas do Sul e Central, onde são conhecidas apenas 04 espécies: Basiliscus basiliscus (o basilisco comum, encontrado na região amazônica), B. plumifrons (basilisco verde), B. galeritus (basilisco ocidental) e B. vittatus (basilisco marrom, introduzida na Flórida).
São animais de pequeno porte, embora algumas espécies podem chegar até 75 cm. Observados sempre próximos a rios e lagos, em cima de galhos e sob a vegetação, escondem-se de seus principais predadores como as aves de rapina, as serpentes e os pequenos mamíferos.
Ao perceberem o perigo eminente, demonstram a sua incrível habilidade de fugir e andar sobre a superfície da água! Esta característica também apelidou estes indivíduos de lagarto Jesus Cristo. São um dos únicos animais que realizam este feito graças à presença de dedos longos em suas patas traseiras, originando espécies de "franjas". No contato com a água e em alta velocidade, há a formação de bolhas que garantem a "flutuabilidade". Os basiliscos podem correr por 1,5 metros/segundo durante o percurso de até 5 metros ao longo do corpo d'água. Quando sua velocidade diminui e começam a afundar, tornam-se excelentes nadadores, o que também auxilia no processo da fuga.
Vídeo: JoeGMovie
Apesar de serem espécies comercializadas como pets longe de suas regiões de origem, felizmente, encontram-se com o status de "Pouco Preocupante" junto a IUCN. Ainda...
E aí, o que achou da #curiosidadeanimal de hoje?!
Fonte: National Geographic
Comentarios